terça-feira, 3 de maio de 2011

Blockbuster - Uma Indústria de Dinheiro

Quem freqüenta o cinema já ouviu falar do termo Blockbuster usado para filmes que arrecadam grandes fortunas em dinheiro e são feitos com a intenção clara de vender. Esses filmes salvaram a indústria do cinema num certo momento, mas atualmente dominam o mercado em crise com sua falta de criatividade e efeitos especiais cada vez mais espetaculares.
Não devemos generalizar, existem bons blockbusters, mas cinema de entretenimento está cada vez mais precário com poucas boas idéias e muitas imitações baratas e remakes desnecessários.
Nos anos 70 a indústria de Hollywood ia falir e pedir as contas até que um tal de Steven Spielberg fez um filme chamado Tubarão em 1975. O filme provocou filas enormes e causou histeria coletiva na época de seu lançamento, arrecadou milhões de dólares e se tornou o primeiro blockbuster da história  do cinema. O próprio Spielberg criou outros blockbusters de sucesso como é o caso de Indiana Jones e produções independentes de sucesso ganharam suas continuações blockbusters também de sucesso como é o caso de O Exterminador do Futuro 2.
A vontade de ganhar dinheiro pegou e Hollywood hoje em dia pode-se dizer que sempre tem o seu blockbuster na manga. Qualquer produção vinda de um grande estúdio norte americano já é considerada automaticamente um blockbuster. A indústria do cinema entretenimento tomou conta do mercado e hoje estão cada vez mais raros filmes independentes e produções feitas como expressão de arte.
Isso causa um conflito porque Hollywood tem todos os recursos mas não tem a criatividade enquanto que muitos tem a criatividade e não tem recurso algum. Pra piorar os filmes ditos europeus estão cada vez mais americanizados. Soco, tapas, ação, blockbuster. E Hollywood aceita com o maior prazer bons cineastas de todo mundo, desde que cedam aos seus requisitos. O que move tudo isso são as vendas estratosféricas. Um ótimo diretor que faz um filme mediano nas vendas pode perder pra sempre a oportunidade de fazer o seu melhor filme.
E isso parece que não tem fim, são trilogias, combates entre monstros famosos, continuações e mais continuações, a febre se alastrou e o filme que não vender. não tem chance, não importa se ele é bom ou ruim.O
A indústria do blockbuster tem raros bons filmes e com conteúdo, mas a grande maioria não ultrapassa o valor do entretenimento. Muitas pessoas ficaram milionárias nessa indústria mas muitos bons cineastas estão sendo apagados pela gana de se fazer fortunas.
Para nós fãs de cinema sempre valorizaremos os filmes que nos tocam e nos emocionam sejam eles blockbuster ou não, para a indústria do cinema o filme que não arrecadar dinheiro será excluído e esquecido por eles e por todos.
Farei postagens de alguns blockbusters e suas continuações também, isso incluem algumas trilogias. Impossível listar todos eles de uma vez, portanto as vezes eles aparecerão bem ou mal falados. Serão os blockbusters: Tubarão e suas respectivas continuações, Star Wars (as 2 trilogias), Titanic, O Senhor dos Anéis, Jurassic Park todos os 3 e Indiana Jones todos os 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário